Fique Conectado!

liderança-de-sucesso
Motivacional

Liderança de sucesso: 7 dicas para alcançá-la

Com as 7 dicas para uma liderança de sucesso, você vai aprender a se desvincular das características de um chefe tradicional e começar a gerenciar sua equipe de forma mais motivadora e alcançar ótimos resultados. 

1 – Não seja o chefão 

Uma das grandes falhas em muitos líderes é querer controlar todos os processos. Essa atitude tem prejudicado muitas empresas. Ninguém gosta de um chefe/líder que não dá autonomia para o time fazer o que achar melhor.  Reconheça o potencial de cada colaborador delegue funções e você verá que as coisas vão melhorar. 

2 – Não lidere pelo medo 

“Se não produzir, se não melhorar vou te mandar embora”, são algumas formas que alguns chefes usam para mostrar sua autoridade e manter seu controle. Pelo contrário, um líder inspira sua equipe a crescer, aprender e a reconhecer os pontos forte além de ajudar a melhorar os pontos fracos. 

3 – Aceite novas ideias 

Por mais que queiram inovar, muitos líderes descartam novas ideias sem mesmo averiguar o que poderia trazer de inovação e retorno para a empresa. Se você precisa de soluções criativas, de novas formas de encarar velhos problemas, experimente uma “tempestade de ideias” (brainstorming). Essa pode ser uma oportunidade de melhorar o clima da organização e aproveitar muitas ideias e estas são tão valiosas quanto às suas. Escutar a equipe é fundamental para uma liderança de sucesso.

4 – Trate bem sua equipe 

Tratar seus funcionários de forma grosseira e leviana, sem se importar com seu crescimento pessoal e profissional é a maneira mais fácil de desmotivar sua equipe e piorar os resultados de sua empresa. Colaboradores que se sentem reconhecidos se envolvem com a empresa e fazerem mais que suas obrigações. Assim, você vai se tornando um líder de sucesso.

5 – Não pense que você sabe tudo 

Todo líder deve se conhecer bem e saber quais são suas limitações para que possa instigar em sua equipe habilidades que não tem. Perceba as qualidades dos seus colaboradores e os motive, capacite para que cada área de atuação da equipe seja eficiente. 

6 – Pare de trazer os holofotes para si

Dê o devido crédito a quem merece em vez de ficar recebendo todos os elogios e repassando apenas reclamações para a sua equipe. Também não é bom para a equipe, que o líder elogie apenas determinados funcionários, isso desmotivará a equipe. 

7 – Trabalho em 1º lugar

Muitos chefes querem que a equipe esteja disponível a qualquer hora do dia ou da noite. Não há desculpas para que algo não seja feito. 

Um bom líder não age dessa maneira. Ele compreende o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Respeita os planos de seus funcionários fora do trabalho sem interferir nos mesmos.

Espero que estas dicas possam te ajudar na carreira profissional e ser um grande líder.  Também recomendo a leitura de livros que vão te ajudar na carreira profissional.

Gostou das 7 dicas para uma liderança de sucesso? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário abaixo. 

Fiquem com Deus e até a próxima! 

Leave a Response

Gediel Mendes
Evangélico, esposo da Adriane, pai do Rafael, jornalista diagramador e cursando Administração. Empreendedor no Marketing Multinível e Digital. Amo minha esposa, minha família, minha profissão e meu Deus!