O que o público quer e espera da mídia quando se trata de jornalismo confiável?

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Para entender o que o público quer e espera da mídia quando se trata de jornalismo confiável, o Projeto Trust in News do Instituto Reuters fez uma investigação abrangente ao longo dos últimos três anos. Utilizando uma combinação de pesquisas quantitativas, entrevistas qualitativas aprofundadas, grupos focais e outras metodologias, o projeto examinou as atitudes do público em quatro países: Brasil, Índia, Reino Unido e Estados Unidos.

Na busca pela confiança do leitor, as redações adotaram quatro estratégias fundamentais.

A primeira estratégia fazer reportagens que apresentem soluções, não só problemas. A segunda estratégia envolve uma maior transparência operacional, permitindo que o público compreenda melhor os processos e as decisões editoriais. A terceira estratégia é a implementação de políticas de diversidade, equidade e inclusão nas equipes de trabalho. E por último, estão buscando formas de conversar melhor o leitor. Essas estratégias estão ajudando a criar um jornalismo mais confiável e conectado com as pessoas.

Quatro abordagens para construir confiança com o público:

1. Estratégias editoriais:

Melhor alinhamento entre os tópicos cobertos e que são objeto de reportagens com o que a audiência diz querer de veículos de notícias confiáveis.

2. Transparência:

Foco em comunicar padrões éticos e políticas da redação, mostrar quem está por trás daquela notícia, bem como reduzir aparentes conflitos de interesse e vieses.

3. Gestão:

Assegurar independência jornalística e estrutura de propriedade que reduzam o ceticismo do público, bem como aprimorar a diversidade da equipe.

4. Engajamento:

Propor iniciativas para que o público se sinta ouvido, envolvendo-o na produção das notícias e respondendo seus feedbacks.

Você pode conferir a pesquisa completa no site Reuters Institute

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