Para entender o que o público quer e espera da mídia quando se trata de jornalismo confiável, o Projeto Trust in News do Instituto Reuters fez uma investigação abrangente ao longo dos últimos três anos. Utilizando uma combinação de pesquisas quantitativas, entrevistas qualitativas aprofundadas, grupos focais e outras metodologias, o projeto examinou as atitudes do público em quatro países: Brasil, Índia, Reino Unido e Estados Unidos.
Na busca pela confiança do leitor, as redações adotaram quatro estratégias fundamentais.
A primeira estratégia fazer reportagens que apresentem soluções, não só problemas. A segunda estratégia envolve uma maior transparência operacional, permitindo que o público compreenda melhor os processos e as decisões editoriais. A terceira estratégia é a implementação de políticas de diversidade, equidade e inclusão nas equipes de trabalho. E por último, estão buscando formas de conversar melhor o leitor. Essas estratégias estão ajudando a criar um jornalismo mais confiável e conectado com as pessoas.
Índice do Conteúdo
Quatro abordagens para construir confiança com o público:
1. Estratégias editoriais:
Melhor alinhamento entre os tópicos cobertos e que são objeto de reportagens com o que a audiência diz querer de veículos de notícias confiáveis.
2. Transparência:
Foco em comunicar padrões éticos e políticas da redação, mostrar quem está por trás daquela notícia, bem como reduzir aparentes conflitos de interesse e vieses.
3. Gestão:
Assegurar independência jornalística e estrutura de propriedade que reduzam o ceticismo do público, bem como aprimorar a diversidade da equipe.
4. Engajamento:
Propor iniciativas para que o público se sinta ouvido, envolvendo-o na produção das notícias e respondendo seus feedbacks.
Você pode conferir a pesquisa completa no site Reuters Institute