Nos dias 12 a 14 de julho, participei mais uma vez do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo! Foi demais estar cercado de tantos profissionais e trocar ideias sobre o futuro do jornalismo.
Nesses 3 dias, tive a oportunidade de aprender muito sobre as últimas tendências do jornalismo e conhecer casos de sucesso de diversos veículos e profissionais independentes.
Com a inteligência artificial cada vez mais presente no nosso dia a dia, o Marco Túlio, do Google News Brasil, mostrou como a gente pode usar o Gemini e NotebookLM, recém lançado, para otimizar o nosso trabalho.
A Cíntia Acayaba e a Isa Leite, do grupo Globo, deram dicas valiosíssimas sobre como fazer jornalismo investigativo de qualidade no calor do momento.
A Bárbara Libório (Instituto AzMina), a Paty Gomes (JOTA) e o Sérgio Spagnuolo (Núcleo Jornalismo) mostraram como a tecnologia pode ser muito mais que uma ferramenta, e sim um diferencial nos nossos produtos.
A Isabela Ferreira Sperandio (JOTA) apresentou estratégias incríveis para aumentar o alcance das nossas reportagens e criar audiência.
No Domingo de Dados, Nikita Roy nos apresentou um panorama interessante sobre as possibilidades da IA generativa para além do texto.
Agradeço à Abraji por mais um evento incrível e a todos os profissionais que participaram. Foi um prazer estar com vocês! Que venha o próximo!!!