Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele denominou de empreendedor.
O que é ser empreendedor
Numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação.
Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.
Seguindo este raciocínio, a professora Maria Inês Felippe, em seu suplementoEmpreendedorismo: buscando o sucesso empresarial, defende a ideia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente.
Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre ideias criativas, seguidas de ação. A autoavaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o autodesenvolvimento.
Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir:
A pessoa nasce empreendedora? O que leva alguém a ter o próprio negócio? As respostas destas perguntas, dentre outras, estão no artigo.
Fonte: http://www.sebrae.com.br