Conforme anunciado pelo Google, Google Notícias fará a transição completa em março deste ano para páginas de publicação geradas automaticamente. Essa mudança visa melhorar o fluxo de trabalho para empresas jornalísticas e simplificar a experiência atual com o produto. Para isso, a partir do próximo mês, todas as páginas de publicação no Google Notícias serão geradas automaticamente. Por esse motivo, aquelas que foram criadas manualmente por empresas jornalísticas não aparecerão mais para os usuários no Google Notícias. Além disso, o Publisher Center vai desativar os recursos de personalização não essenciais para páginas de publicação no Google Notícias, e o bloco do Google Notícias não vai mais aparecer na interface.
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O que muda na prática?
A principal alteração é que todas as páginas de publicação no Google Notícias serão geradas automaticamente a partir do próximo mês. Isso significa que:
- Páginas manuais serão descontinuadas: Páginas de publicação criadas manualmente por veículos de mídia deixarão de ser exibidas para os usuários do Google Notícias.
- Fim da personalização: O Publisher Center desativará recursos de personalização considerados “não essenciais” para páginas de publicação.
- Remoção do bloco do Google Notícias: Este elemento não aparecerá mais na interface da plataforma.
Impacto na visibilidade de conteúdo no Google Notícias
É importante ressaltar que, segundo o Google, estas alterações não afetarão os critérios de qualificação para exibição de conteúdo no Google Notícias. Conteúdos jornalísticos que seguem as diretrizes continuarão automaticamente qualificados para possível inclusão na plataforma.
O sistema de classificação continuará identificando e classificando o conteúdo com base em fatores como:
- Relevância
- Destaque
- Autoridade
- Atualidade
- Localização
- Idioma
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Mudanças nas seções personalizadas
Um impacto direto para os publishers será o fim das seções personalizadas. A partir de março, seções criadas anteriormente no Publisher Center não aparecerão mais nas páginas de destino do Google Notícias. Segundo a empresa, esta mudança visa simplificar o fluxo de trabalho para as empresas jornalísticas e proporcionar uma experiência mais direta aos usuários.
Logotipos e títulos: novas diretrizes
Outra mudança significativa refere-se à impossibilidade de personalizar logotipos e títulos de publicações via Publisher Center. O Google Notícias passará a usar:
- Favicons de sites como logotipos dos veículos
- Nomes de sites como títulos das publicações
Estas mudanças não afetam as configurações para Destaques Jornalísticos e Reader Revenue Manager, que continuarão aceitando o envio de logotipos pelo Publisher Center.
Distribuição global e restrições geográficas
Por padrão, os links para conteúdo no Google Notícias estarão disponíveis globalmente. A partir do próximo mês, não será mais possível usar o Publisher Center para restringir a exibição de conteúdo em determinados países, com exceção dos painéis do recurso Destaques Jornalísticos.
Os usuários encontrarão conteúdo no Google Notícias de acordo com suas preferências de idioma e região, sendo possível ajustar essas configurações nas opções da plataforma.
Preparando-se para a transição
Para publishers e empresas jornalísticas, estas mudanças sinalizam uma necessidade de adaptação a um modelo com menor controle manual sobre a apresentação de conteúdo no Google Notícias. Recomendamos:
- Revisar e atualizar favicons e nomes de sites
- Garantir que o conteúdo esteja bem classificado com metadados apropriados
- Continuar produzindo conteúdo de qualidade que atenda aos critérios de relevância e autoridade
O objetivo declarado do Google com estas mudanças é “reduzir etapas no fluxo de trabalho” e “fornecer uma experiência mais simples e direta” tanto para veículos quanto para usuários, embora represente uma diminuição nas possibilidades de customização por parte dos publishers.