Parece estranho dizer, mas é uma realidade que você não sabe: seu cérebro está no automático. Você percebe isso quando acha que sua vida é uma mesmice e sempre diz que quer sair da rotina.
Índice do Conteúdo
Quer ver como você vive no automático?
Analise o passo a passo do seu dia. Você se levanta pela manhã, vai ao banheiro faz sua higiene pessoal; vai tomar café, corta o pão, passa margarina, manteiga ou qualquer outro ingrediente; depois pega o carro e vai pelo mesmo trajeto todos os dias até o serviço. Se for de ônibus, vai descer no mesmo ponto.
Ao meio-dia tem o intervalo para o almoço, depois volta a trabalhar. Se voltar de carro vai fazer o mesmo trajeto que fez para ir ao trabalho. Caso retorne de ônibus vai subir e descer no mesmo ponto. Chega em casa, vai tomar um banho, jantar ou fazer um lanche, assistir televisão e depois vai dormir.
No dia seguinte, levanta pela manhã vai ao banheiro faz sua higiene… e começa tudo de novo. A mesma rotina.
Saiba como sair da rotina?
Parece que não tem nada de errado. Mas se for pensar nos detalhes de cada ação você vai ver que a sua mente está no automático. Você não percebe, mas todas as vezes que escova os dentes faz isso com a mesma mão. Aposto que você nunca tentou escovar com a outra mão.
Já prestou atenção em como você come pão?
Você corta o pão ao meio, passa manteiga, fecha o pão e come. É assim sempre, ok? Mas o que impede você de passar a manteiga em cima do pão sem cortar ao meio? O sabor será o mesmo. Mas você faz isso automaticamente, sem pensar. Sua mente está no automático.
Mas que tal passar manteiga em cima do pão? Comece a sair da rotina no café da manhã.
E quando vai ao trabalho?
Se for de carro ou bicicleta você vai seguir o mesmo trajeto todos os dias. E na volta também. Você já decorou todos os semáforos, lombadas, paradas etc.
Mas quando você muda a rota, a mente começa a trabalhar mais ativamente. Pois você saiu da rotina. É um novo cenário, uma nova rota, prédios e casas, detalhes que seu cérebro precisa gravar.
Percebeu que você está vivendo no automático e que seu cérebro está trabalhando lentamente? Você precisa sair da rotina!
O corpo e o cérebro precisam de exercícios para se manterem jovens e saudáveis! Atitudes simples como mudar o caminho de casa, fazer palavras cruzadas, escovar os dentes com a mão contrária, aprender palavras novas, memorizar listas, ler livros, assistir filmes legendados etc., estimulam o nosso cérebro e nos protegem de doenças como o Alzheimer.
Então chegou a hora de sair da rotina. Mude seus hábitos!